Tercerização e Quarterização




Chamamos de tercerização , uma empresa ou pessoa física contratada por um organização para exercer atividades meio (atividades que não são os objetivos da contratante), afim de reduzir custos e entre outros benefícios.
Essa entidade externa possui profissionais adequados, ou ainda especialistas no ramo de atividade a ser executada, tirando da contratante , por exemplo, os custos e tempo gastos focando em uma atividade que não é o objetivo da empresa, mas que é necessário para que o mesmo ocorra da melhor forma possivel.
A Quarterização é utilizada para gerências a tercerização já que esta vem se tornando cada vez mais complexa e buscada pelas organizações.
Por não serem especialista na atividade em que a tercerização fora contratada, os contratantes necessitam de entendimento para eliminar potenciais de risco. É neste contexto que a quarterização se encaixa perfeitamente, pois esta proporciona simplificação dos fluxos de comunicação , elimina desperdícios e etc.
Sendo assim constatamos que tercerização é uma entidade contratada para exercer a atividade meio da organização contratante, enquanto a quarterização é contratada para gerir e intermediar a própria tercerização com os seus clientes.

Michele Yamamura RA 1099458319

4 comentários:

  1. Como foi dito pela colega Michele, a terceirização, a princípio, tende a apresentar mais benefícios para a organização, porém quando ela passa a ser necessária em mais campos dentro da organização aí será necessário a contratação de uma quarteirizada para administrar os assuntos ligados ao setor terceirizado. Caso contrário teríamos um número efetivo de funcionários da empresa só para tratar desses assuntos.
    É isso!

    ResponderExcluir
  2. Terceirização e quarteirização, vem de encontro com as necessidades atuais das organizações no tocante a redução de custos, deixando a empresa livre dos ônus trabalhista, assim a empresa pode dedicar toda sua atenção no "core business" da empresa.

    ResponderExcluir
  3. Terceirização é benéfica pois não precisa se preocupar com o que não diz respeito ao seu processo produtivo e além de ser uma boa ferramenta para redução de custos. A quarteirização pode trazer benefícios como a eliminação de estruturas internas criadas para administrar os contratos e os relacionamentos com os terceirizados e a administração do risco jurídico da terceirização.

    ResponderExcluir
  4. A terceirização vem para auxiliar as empresas em focar em sua atividade fim delegando, portanto, as atividades meio para outras empresas visando sempre redução de custos e foco na atividade fim resultando em maior lucratividade. Já a quarterização tem seu surgimento na gestão de contratos de terceirizados, surgindo assim novas empresas que se especializaram em gerenciar contratos e de modo popular posso dizer que faz o "meio de campo" entre a empresa que necessita da terceirização de alguns departamentos com as empresas que prestam serviços.

    ResponderExcluir