TQM

Para Wood (2004, p. 191)

"a prática do TQM, vive um momento delicado. Evidências práticas demonstram uma lacuna entre as expectativas geradas pelos projetos de implantação e os resultados efetivamente alcançados. Ecos de descontentamento são ouvidos em todo lugar."

Segundo o autor, o entusiasmo e a euforia dos anos 80 estão dando lugar ao descrédito e ao ceticismo, por causa da falta de retorno financeiro e da ausência de integração entre qualidade, estratégia e gerenciamento financeiro da empresa, além de citar também que a falta de resultado está ligada a pouca habilidade dos gerentes e falha na implantação.

Wood (2004) relata, segundo a visão de vários autores, algumas soluções para os problemas mais críticos de aplicação do TQM:

1) Participação efetiva do presidente da empresa;
2) Foco no consumidor para evitar confusão entre os meios e os fins;
3) Ligação dos objetivos do TQM com os objetivos estratégicos da empresa, definido de forma clara e bem divulgados;
4) Uso intensivo do Benchmarking - comparação com os melhores;
5) Entendimento e atendimento das necessidades dos diversos stakholders (pessoas que afetam e são afetadas pelo processo) - atores organizacionais;
6) Atenção prioritária aos processos críticos, que geram impactos e ligação do sistema de recompensa aos objetivos organizacionais e do programa de TQM.

Conteúdo extraído do PLT 148 - Tecnologias e Ferramentas de Gestão
Autores: Décio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues, Moises Miguel Cazela

Conclusão: A Gestão de Qualidade Total (TQM), tem seu foco em tentar suprir todas as necessidades dos clientes visando uma alta satisfação. É o entendimento de que a qualidade final do produto ou serviço está relacionado também à qualidade de todo processo de produção. A aplicação do TQM veio se modificando e se atualizando, mas resultou em uma falta de credibilidade já que a sua aplicação não tem os resultados esperados, provavelmente ocasionado por falta da integração do TQM as estratégias e no gerenciamento das empresas. Então o autor Wood em 2004 aponta algumas soluções para a aplicação do TQM nos dias de hoje.

Felipe K. W. Domingues
2.º Semestre - Administração

5 comentários:

  1. Com este sistema ficou muito mais facil em poder chegarmos ao atendimento das necessidades e expectativas dos nossos clientes, começamos a enxergar do ponto de vista como consumidores.Na organização procuramos que cada pessoa de todos departamentos trabalhassem em conjunto em busca de uma melhor eficácia, pois todos contribuiram para uma melhor qualidade em nossos produtos.

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  2. Ao meu ver, o boom da década de 80 foi resultado de uma ideia equivocada da Qualidade Total.
    As empresas começaram adotar os procedimentos, mais como um jogo de publicidade do que como um projeto de qualidade propriamente dita.
    Os gerentes achavam que, dando início aos procedimentos, a imagem da empresa iria se estabelecer como uma empresa de qualidade. Mas é claro que isso começou a perder o fôlego. A falta de planejamento estratégico e utilização da ferramenta errada, fez com que os processos ficassem onerosos e os objetivos não atingidos.
    Essa análise é muito valiossa para entendermos que não basta dizer que faz e sim mostrar os resultados do que fez.
    Estamos sempre atentos aos mínimos detalhes de qualidade; não só do nosso serviço, mas voltado para nosso colaborador e nossos clientes.

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  3. Ao analisar esse modo de controle qualidade, podemos afirmar que tem muitos pontos fracos, e deixa muito a desejar, pois aplicando esse conceito, não garantimos a participação de diretores, a comparação com o melhor, então pro nosso sistema de negocio acredito não ser a melhor maneira de corrigir e controlar a qualidade total…

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  4. Uma empresa para ter um diferencial nos dias atuais tem de se esforçar muito, toda ferramenta de ser utilizada como a TQM, conhecendo minuciosamente seu ambiente interno e externo, a participação efetiva dos diretores e gerentes é imprescindível em busca da excelência e da qualidade total, fazer da empresa uma produtora constante de satisfação de seus clientes, buscando sempre surpreender de maneira positiva, oferecendo sempre melhorias e a qualidade total se torna quase uma obrigação em todas as esferas da empresa.

    Igor Fernando Marcelino

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  5. A Pizzaria Peperone tem o entendimento claro de que qualidade não é apenas uma escolha, mas sim um requisito mínimo para continuar atuante no mercado. O ser humano em sim, atualmente, prefere indiscutivelmente produtos com bons procedentes de qualidade, para tanto todos nossos departamento( Operacional, RH, Marketing, Equipe de gestão e etc...) trabalham em conjunto seguindo critérios minuciosos como por exemplo:
    Escolha da matéria prima( qualidade);
    Cursos periódicos aos nossos gestores;
    Treinamento periódico operacional;
    Entre outros.
    Qualidade é a exigência mínima para estar no mercado.

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