Empresas Contemporâneas

Por que o conhecimento é tão importante dentro das empresas contemporâneas?

No inicio do século XX surgiram as primeiras escolas de administração, sendo elas, teoria cientifica (Frederick Taylor) e a teoria clássica (Henry Fayol), que davam ênfase nas rotinas e nas atividades do dia a dia, onde o trabalhador era visto como parte integrante da máquina, utilizando movimento repetitivos, mecanicistas, sem esforço intelectual e exigindo muito esforço físico (remuneração era visando a maior produtividade individual).
Já nos novos tempos, onde a globalização é uma realidade, a internet e outros meios de telecomunicação colocam o mundo todo em contato, proporcionando novos parceiros, clientes, nichos de mercados a serem explorados e novos concorrentes disputando e mesmo espaço.
Neste momento o gestor é cada vez mais exigido e posto em “check”, suas habilidades devem estar em constante aprimoramento, devendo estar  preparados para lidar e preparar seus colaboradores para que estes estejam prontos para responder as prerrogativas do mundo moderno.
Para tanto é necessário que as organizações entendam que estão inseridas em um ambiente instável (interno e externo), em que nada é absoluto, tudo é relativo e dependente.
Os recursos humanos são um diferencial de enorme valor para as organizações, o capital intelectual, gestão das competências, aprendizagem organizacional, inteligência empresarial e corporativismo são todos elementos de um único processo. É preciso aprender a aprender, estar em constante aprendizagem na busca pela excelência, o conhecimento tem de ser explicito para todos, até mesmo para formar novos gestores dentro da organização,  sendo sempre mais interessante e menos oneroso à contratação de um profissional graduado. O conhecimento é parte integrante do processo produtivo de qualquer organização contemporânea e muito disputada nos tempos atuais.
“Quem possui o conhecimento, possui o diferencial do mundo moderno”. 

Igor Fernando Marcelino  
3º contábeis

4 comentários:

  1. Concordando com a teoria que nada é absoluto tudo é relativo, mais com as técnicas de Fayol e Taylor de fracionar as atividades com ferramentas especificas e mais próximas ao operador nos ajudou em melhorar a produtividade e garantir uma melhor qualidade.
    Mas com a tecnologia e a velocidade da informação, alterações são feitas constantemente sempre planejadas na busca da melhoria continua.

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  2. Meu amigo Igor, desta vez você caprichou. Parabéns pelo texto, acredito que conseguiu sintetizar o conceito de conhecimento para as empresas modernas.
    Como foi relatado, as escolas de administração foram mudando de acordo com o grau de intelecto do operário, moldando sua capacidade de produzir, depois, de se organizar em processos, logo depois na capacidade e necessidade de agir em grupo, em sociedade levando em conta a pessoa huamana. Pois bem, hoje, o profissional qualificado é, nada mais do que a soma dos perfis axigidos anteriormente e agrupados em um só. Isto quer dizer, o profissional qualificado, preparado é aquele que sabe aprender, sabe fazer e o quer fazer.
    O indivíduo que tem técnica, habilidade, inteligência emocional para lidar com pessoas, e atitude, é praticamente um funcionário completo.

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  3. As Teorias da administracao citadas foram as precursoras neste ramo, entretanto devemos deixar aqui enfatizado que as demais escolas ( Burocrática, Estruturalista, Relações Humanas, Teoria da Informação e etc.) que surgiram posteriormente deu espaço para chegarmos onde estamos hoje.
    Todas foram criadas para auxiliar a empresa na administracao de conflitos, no entanto uma nao anula a outra com a sua chegada, mas há a junção ou união de todas para serem utilizadas estrategicamente afim de se atingir o objetivo máximo da organização, excelência e eficácia.

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  4. Retorno a dizer como num comentario anterior, o mundo esta em constantes mudanças devido a globalização, desafiando a inteligência humana a pensar em novos modelos de gestão, novos rumos,ajudando até mesmo para um crescimento pessoal e claro organizacional.
    Com isso as empresas agregam valores aos seus processos, bens e serviços para que possa sobreviver as demandas da nova sociedade.

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