Conceitos de Kanban, Kaizen e Just in Time

Prezados seguidores.
Desculpem-me pela falta de criatividade, eu consegui estas informações no Wikipédia para poder ter uma fonte, no mínimo, conhecida. Os conceitos estão definidos de uma maneira fácil de entendimento e não tem o que sintetizar.
Pelo que eu entendi, o Kanban é uma forma de controlar os pedidos e entregas entre departamentos para exercer o Just in Time interno.
Kaizen é propriamente a condição de melhoria contínua, isto é: ter em mente que todos os processos podem ser melhorados.
E finalmente o Just in Time é a utilização do mínimo sem comprometer o processo. Ter uma margem mínima entre a produção e a entrega.

Kanban
Kanban é uma expressão japonesa com origem nos cartões utilizados nas empresas japonesas para solicitar componentes a outras equipas da mesma linha de produção, e que designa um método de fabrico em série, desenvolvido pela Toyota Motor Company, aplicado aos processos de aprovisionamentos, produção e distribuição, seguindo os princípios do Just-in-Time (JIT). Podemos dizer que o método Kanban é um método que determina a produção a partir da procura: de fato, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação de Kanban’s, o qual, por sua vez, é determinado pelo ritmo de saída dos produtos a jusante do fluxo de produção.

Kaizen
Kaizen (do japonês , mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Pode ser visto como um processo diário, cujo propósito vai além de aumento da produtividade. Quando corretamentamente executado, é também um processo que humaniza o ambiente de trabalho, elimina o trabalho duro, ensina as pessoas como realizar experimentos no seu trabalho usando o método científico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios. Em geral, o processo sugere uma relação humanizada com os trabalhadores e com aumento de produção.
Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, consequentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.

Just in time
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Nas fábricas onde está implantado o just in time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

Alexandre Miguel Ferreira de Almeida
3º contábeis

5 comentários:

  1. Destes conceitos destaco Just Time utilizado em nossa empresa. Evitamos despedicios através do TQM, esforçamos para resolução e prevenção de problemas, incentivo e envolvimento de nossos funcionarios os deixando polivalentes.

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  2. Os conceitos de qualidade são aplicados na produção, para auxiliar uma produção mais lucrativa e com a redução do tempo e desperdício.
    Em nossa pizzaria, o Kaizen referindo que todo o processo sempre pode ser melhorado, a melhoria continua nos ajuda a descobrir novas maneira de fazer os mesmos processos, sempre de uma forma planejada de alterações buscando o melhor desempenho garantindo a máxima qualidade com o menor custo.
    O Just Time trouxe um novo conceito, mas perigoso devido ao estoque ser sempre o mínimo, como não podemos prever fatores esternos, o estoque mínimo mas suficiente para atender a demanda.

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  3. A Pizzaria Peperone faz pratica do Just in Time, pois utiliza o mínimo possivel de estoque de matéria prima, mesmo porque nossos produtos detém de prazo de validade não se tornando de boa qualidade em seu produto final se nao utilizado rapidamente. Assim ocorre também com o produto já acabado, este que imediatamente é entregue a nossos clientes, para tanto necessitamos de um certo tipo de controle de compra e de produção, utilizamos de forma demarcada os produtos que devem ser utilizados mais rapidamentes ( Kamban).
    Sobre o Kaizen só tenho a concordar com os demais gestores que citam como sendo de nossa conduta e entendimento que todo processo pode e deve ser melhorado sempre, afinal nada é esplendido o suficiente para que nunca deva ser melhor aprimorado.

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  4. Os métodos mencionados tem como principio a melhoria continua, produzir e atender seus clientes em um tempo justo, programar e organizar as atividades, buscando formas mais eficientes de produção, reduzindo custos e possíveis desperdícios de materiais, tornando – se cada dia melhor e mais competitivo.
    Nossa pizzaria busca alternativas indicadas pelos clientes em pesquisas feitas, buscando medir sempre o nivel de satisfação e qualidade oferecidos por nós.

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  5. Avaliando os três conceitos Kanban, Kaizen e Just in time, é possível ver suas aplicações dentro de nossa empresa.
    Na produção das pizzas e na prestação de serviços podemos aplicar junto aos funcionários o conceito Kaizen, que visa à humanização e a melhoria do serviço gerando assim uma maior lucratividade. Já no estoque de mantimentos para a confecção das pizzas podemos aplicar o conceito Just in-time já que trabalhamos com alimentos perecíveis que tem sua validade reduzida pelo manuseio e preparo então não é vantajoso termos grande estoques.
    E o conceito do Kanban podemos também utilizar na compra de produtos de revenda como bebidas fazendo um levantamento das marcas mais vendidas e providenciarmos maiores quantidades em estoque tendo como base o levantamento das marcas com maior demanda de saída.

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