Benchmarking


No processo de crescimento que desejamos alcançar temos que determinar formas e praticas nas quais iremos nos adaptar para alcançar o nosso objetivo. O BENCHMARKING foi uma maneira que encontramos para comparar nossas diferenças e padrões internos e externos junto a concorrentes que vamos nomear A e B,inicialmente passamos a consumir produtos de concorrentes para podermos analisar critérios como: atendimento, qualidade, tempo de entrega.
Atendimento:
Cliente A: Atendimento telefônico com secretaria digital fazendo propaganda dos produtos em oferta na semana. Positivo, Maior informação ao cliente das promoções. Negativo, demora no atendimento em média de 60s.
Cliente B: Atendimento telefônico com secretaria digital com identificador de chamas identificando o numero do cliente chama o mesmo pelo sobrenome “famila...” e dando a primeira opção de repetir o ultimo pedido ao simples toque, se preferir tem o menu de produtos a disposição para escolher. Positivo, atendimento rápido. Negativo muito impessoal.
Para diferenciar a forma de atendimento, colocamos identificador de chamas e gravamos no sistema os telefones, assim podemos atendê-los pelo nome e automaticamente temos a preferência do cliente e últimos pedidos para analisar e oferecer sempre ao cliente produtos exclusivos devido ao sistema de montagem livre, o cliente monta o produto com a sua escolha sem opções fixas.
Qualidade:
Cliente A: Qualidade da matéria prima ótima, mas a embalagem de papelão muito fino e transportado de modo inadequado, deixando o produto com uma aparência ruim.
Cliente B: Qualidade de matéria media com embalagem de papelão mais resistente transportado de  modo correto, deixando o produto com aparência media, pois o papelão umedeci  e fica mole .
Analisando podemos melhorar a aparência do produto, desenvolvemos uma embalagem personalizada de isopor mais espesso deixando o produto melhor armazenado e mantendo uma aparência melhor na entrega.
Tempo de entrega:
Cliente A: devido a demanda ser grande durante a semana tempo media de 30 minutos durante a semana eaos finais de semana tempo media de 100 minutos, o cliente tem que aguardar muito.
Cliente B: atende diversas regiões da cidade tendo um tempo maior de espera, media de 60 minutos durante a semana e aos finais de semana o tempo aumenta para 150 minutos.
Mudamos nossa área de anuncio para uma região mais próxima a empresa, assim conseguimos reduzir o tempo de espera de 30 para 18 minutos aos finais de semana media de 50 minutos. E para inovar mais mandamos SMS ao cliente informando cada passo de seu produto, desde inicio da produção a saída para entrega.

Eduardo H. Pelegrini Soares
Administração -  2º Semestre

4 comentários:

  1. Ao meu ver o banchmarking foi ótimo. Pudemos verificar algumas inovações em atendimento e aproveita-las em nossa empresa. Porém acredito que deveríamos realizar um novo banchmarking a nivel internacional, assim teremos uma visão ampliada das tendências mundiais em nosso ramo.
    É isso!

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  2. Antes de optar pelo banchmarking, havia um certo pré conceito sobre o desconhecido, tudo até então estava seguindo perfeitamente, porém ao fazê- lo percebemos que nossa empresa não estava sendo considerada a melhor da região, sendo assim analizamos nossas ineficiencias ao compararmos nossos serviços e produtos com os da empresa A e B.
    A partir do resultado obtido, conseguimos ficar um nível acima da concorrência nos requisitos apresentados (atendimento, qualidade e entrega), a comparalidade nos deu um impulsionamento para atingir a almejada excelência.
    Em suma o Banchmarking nos auxiliou muito em nosso crescimento empresarial, sempre que possivel estaremos realizando- o para não estacionar na mesmisse, ou seja, seguir mudando, melhorando rumo ao aprimoramento que vive o mundo empresarial a cada dia.

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  3. Juntamente com a empresa de consultoria que contratamos, analisamos nossos pontos fortes e fracos com principais concorrentes,procuramos custos mais baixos e tivemos uma valorização com pessoal interno.

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  4. Como aprendemos conhecer o ambiente externo é vital e conhecer nossos concorrentes (melhores do mercado) e avaliarmos os seus pontos fortes e aplicarmos dentro de nossa empresa e manter o que estiver correto. Como no Benchmarking em que avaliamos nossos dois principais concorrentes podemos adquirir informações vitais que nos proporcionaram melhorias tanto no atendimento reduzindo nosso perímetro de atuação consequentemente reduzindo o tempo de espera, e na aparência do produto onde ganhamos à confiança de nossos clientes e tendo assim a preferência na escolha na hora da compra. E de fato temos que estar atentos e expandirmos nosso campo de visão e avaliação na esfera global para que possamos até mesmo aplicar algumas melhorias que nem tenha chegado ao Brasil.

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